Clube Alphaville Piracicaba

2 01 2013

marquise-escada

No estágio em que se encontram as construções no Alphaville Piracicaba – ainda são poucas as residências concluídas e em implantação no condomínio-, não é possível delinear o perfil da arquitetura que ali vai prevalecer.Mas ela bem poderia tomar como exemplo, do ponto de vista da consistência, o conjunto onde estão reunidos os espaços comunitários de lazer, esporte e convivência.

As estruturas de serviços, com espaços para convivência, lazer e esporte, vêm sendo cada vez mais acopladas aos planos diretores desses loteamentos – no caso de Piracicaba, o condomínio fica na avenida Manoel Lopes Alarcon, nas proximidades do parque tecnológico da cidade e vizinho da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

arquitetura-modernista

O programa  semelhante ao de outras unidades do condomínio Alphaville, demandando espaços de uso comum para lazer, atividades e práticas esportivas e descanso.vista-geral

Os autores buscaram criar ambientes agradáveis, porém a solução deveria caracterizar-se por ser funcional e de baixo custo de manutenção, já que o orçamento, observam os arquitetos, é extremamente controlado pelo empreendedor.

O terreno destinado ao conjunto está situado à direita da entrada do loteamento, na divisa com a via pública. Avaliando as condições topográficas, os arquitetos concluíram que, devido ao desnível do lote, seria mais adequada a implantação em diferentes platôs, pois dessa maneira eles já organizariam as diversas funções do clube, que foram acomodadas em dois edifícios.

O volume principal é uma extensa fita contínua. Trata-se de uma construção linear com sete metrcobertura-pergolaos de largura e 56 metros de comprimento, constituída por uma leve estrutura metálica branca que possui alguns trechos descobertos e uma lateral com diferentes possibilidades de fechamento.

De um lado, a fita ancora-se nos bfachada-paineislocos opacos dos espaços de apoio e, do outro, abre-se generosamente para as piscinas.

Numa das extremidades da fita, mas numa cota mais baixa, fica a quadra de tênis – o final da marquise protege parte da escadaria que serve como arquibancada para os jogos. No outro lado, está o acesso.

O segundo prédio, ao lado da portaria de acesso também desenhada pelo escritório, abriga a associação de moradores e áreas de apoio para segurança, triagem de funcionários e refeitório.

Item importante na composição arquitetônica é o forro formado por um ripado de madeira, que faz contraponto à estrutura branca.

Texto de Adilson Melendez
 

 

Equipe CT Projetistas.

logo ct 2

 


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Arquitetura do Imóvel

O melhor canal para conectar você a seus projetos

Blog Cia de Arquitetura

mais vida nos seus projetos

*ponto.arquitetura*

O melhor canal para conectar você a seus projetos

MAQ-3D

Imaginar é o princípio da criação. Nós imaginamos o que desejamos, queremos o que imaginamos e, finalmente, criamos aquilo que queremos

Blog da Engenharia | O primeiro blog de engenharia

O melhor canal para conectar você a seus projetos

Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável

O melhor canal para conectar você a seus projetos

Engenharia Civil

Tudo Sobre Engenharia Civil

Construa !

Informações que você precisa sobre construção e mercado imobiliário.

%d blogueiros gostam disto: