Edifício universitário, Ithaca, EUA

8 01 2013

cupula-concreto-bloco

Desenhando para tão privilegiada plateia de profissionais em formação, o que Rem Koolhaas tem a dizer, com o objeto construído, aos estudantes de arquitetura no século 21?sede-antiga-arquitetura

No trato com a história do campus, seu projeto – liderado em dupla com o sócio Shohei Shigematsu, que recentemente esteve no Brasil falando sobre o processo intelectual arquitetônico aos estudantes da PUC/RJ – faz frente à centralidade da praça aberta e retangular que aglutina grande parte das edificações do setor leste da universidade, a chamada Arts Quad.acesso-edificio-praca

Menor em tamanho, a nova praça criada com o Milstein Hall é o próprio edifício do OMA, que se apresenta como um bloco retangular, suspenso e em balanço, estruturado por treliças espaciais.

O apoio descentralizado em três eixos de pilares metálicos que se estendem do térreo ao subsolo preserva o traçado da via sob a grande laje em balanço que, além do acesso local, desemboca no Museu de Arte Johnson, projetado por Ieoh Ming Pei nos anos 1970 e recentemente ampliado pelo escritório Pei Cobb Fred & Partners.campus-edificio-arquitetura

E é assim que o prolongamento do bloco dos estúdios na largura e comprimento totais do vazio em que está inserido serve para alinhavá-lo às três edificações vizinhas.

Ele encosta de fato em duas delas – as janelas do segundo andar se transformaram em acessos aos estúdios – e se aproxima da terceira, localizada na margem oposta da rua, à beira do desfiladeiro da cabeceira norte do campus.

Antes do OMA, desde 1999, quando a universidade recebeu a doação de 10 milhões de dólares de Paul Milstein (um empresário do ramo imobiliário de Nova York, falecido em 2010), outros dois projetos foram desenvolvidos para a nova sede do departamento de arquitetura de Cornell.

Um por Steven Holl (2001), vencedor do concurso encomendado pela universidade, com júri liderado por James Polshek e composto, entre outros, por Kenneth Frampton e Toshiko Mori; e outro pelo escritório alemão Barkow Leibinger, eleito por dirigentes e um comitê de ex-alunos.

O entroncamento da edificação de Koolhaas com os prédios vizinhos é o que distingue o projeto finalmente construído, que se por um lado não menciona demolições, como se cogitou no passado recente, por outro tem a atitude não ortodoxa de encostar na meia altura dos edifícios centenários.forro-metalico

Como uma gaiola metálica faz, então, tão delicado encontro com a arquitetura de outra época? Através do máximo de transparência, é a resposta do projeto do OMA.

Esse princípio é posto em prática em escalas sequenciais, como nas vedações envidraçadas que revelam as belas vistas do entorno ou na manipulação das inclinações das hastes da treliça metálica para que se minimize a obstrução aos fluxos internos.

Há igualmente a intenção de humanizar a tipologia industrial da superestrutura por meio da paginação dos revestimentos, como os filetes de mármore que recobrem as bordas superior e inferior dos vidros das fachadas e os painéis metálicos que, estampados sob medida com máquina da indústria automobilística, revestem o forro do térreo. Eles fazem menção à arquitetura vernacular de Nova York.

Nesta cota, o projeto é hábil em criar a interação fluida dos domínios internos e externos à edificação, de modo a se perder a referência exata do distanciamento em relação às construções vizinhas.

Uma cúpula com casca dupla de concreto, assim, nasce no térreo e alcança o pavimento superior, servindo simultaneamente de estar externo, cobertura da grande sala de crítica do subsolo, passarela e acesso aos estúdios.

A tensão criada pelo encontro da casca com a grande laje em balanço é um dos destaques da arquitetura do Milstein Hall, que abriga ainda um auditório para 278 lugares.

transicao-hastes

Cobertura verde, climatização automatizada, domos envidraçados voltados à insolação norte, dimensionados em tamanhos crescentes conforme se aproxima o centro da cobertura, e mobiliário desenhado sob medida são itens integrantes do projeto, que serve de experiência cotidiana aos estudantes de arquitetura.

Texto de Evelise Grunow

 

Equipe CT Projetistas

logo ct

 


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Arquitetura do Imóvel

O melhor canal para conectar você a seus projetos

Blog Cia de Arquitetura

mais vida nos seus projetos

*ponto.arquitetura*

O melhor canal para conectar você a seus projetos

MAQ-3D

Imaginar é o princípio da criação. Nós imaginamos o que desejamos, queremos o que imaginamos e, finalmente, criamos aquilo que queremos

Blog da Engenharia | O primeiro blog de engenharia

O melhor canal para conectar você a seus projetos

Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável

O melhor canal para conectar você a seus projetos

Engenharia Civil

Tudo Sobre Engenharia Civil

Construa !

Informações que você precisa sobre construção e mercado imobiliário.

%d blogueiros gostam disto: