Ateliê/galeria de arte, São Paulo

11 01 2013

galeria-concreto-vidro

A harmoniosa junção de materiais que dá forma à Galeria Concreta, no Alto de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, foi tramada pelo arquiteto Sérgio Coelho, do escritório GCP Arquitetos. A edificação pode ser também interpretada como objeto artístico, leitura essa que ganha força na fachada frontal, onde o rasgo envidraçado que seciona a parede de concreto permite a combinação de leveza e densidade.galeria-patio-interno

Ao final de uma reunião com Sérgio Coelho, sócio do escritório GCP, para discutir o programa de necessidades e as expectativas em relação à galeria/ateliê que pretendia construir, a designer de joias Suzana Lisboa mencionou concreto, metal e vidro como os materiais com os quais esperava que o arquiteto desse forma à edificação.

Coelho seguiu a sugestão à risca. E apesar dessa reduzida quantidade de elementos – ou talvez por isso mesmo – projetou um edifício que, em certos aspectos, remete a obras de arte.

galeria-porta-pivotanteO autor diz que a designer é admiradora declarada da arquitetura brasileira e se identifica com as soluções vinculadas ao movimento brutalista.

Daí praticamente ter se imposto a adoção do concreto na definição do partido. Suzana (que se confessa ligeiramente claustrofóbica) também expressou o desejo de que a galeria não fosse um espaço enclausurado, o que, portanto, explica a profusão de luminosidade natural nos ambientes, obtida com a combinação de vidro e metal.

Aberta no segundo semestre de 2010, a Concreta foi construída em terreno antes ocupado por um sobrado deteriorado.
galeria-area-apoio
Ladeada por edificações de pouca expressão, ela se distingue, apesar do pequeno porte (168 metros de área construída, distribuídos em um pavimento e mezanino), pela discreta elegância da arquitetura de formas contemporâneas e linhas quase minimalistas. À noite, iluminado, o prédio vê sua leveza tornar-se ainda mais efusiva.

O concreto aparece no volume em L, que define a porção frontal, e no núcleo central, onde estão as áreas frias. O rasgo na fachada densa dá dimensão artística à edificação.

Uma porta pivotante envidraçada permite a entrada de obras de maior dimensão e da luz natural, aumentando a visão interior/exterior.galeria-escada-metalica

Pórticos e vigas metálicas apoiados no volume mais alto de concreto constituem a estrutura na qual foram fixados os painéis de vidro, que transmitem aos ambientes a sensação de maior amplitude.

Na distribuição do programa, a área de exposições, com pé-direito duplo, fica junto da entrada – na parte de trás, ela é delimitada pelo pátio interno. Ao fundo, também intermediada pelo pátio, está a oficina da designer.esquema

No mezanino, acessado por escada metálica, ficam, em primeiro plano, a administração (quase um aquário) e, ao fundo, o espaço de apoio. A parede de conexão entre esses dois ambientes presta-se também à mostra de objetos.

Texto de Adilson Melendez

Equipe CT Projetistas

logo ct

 

Anúncios

Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




arquitetura do imóvel

O melhor canal para conectar você a seus projetos

Blog Cia de Arquitetura

mais vida nos seus projetos

*ponto.arquitetura*

O melhor canal para conectar você a seus projetos

MAQ-3D

Imaginar é o princípio da criação. Nós imaginamos o que desejamos, queremos o que imaginamos e, finalmente, criamos aquilo que queremos

Blog da Engenharia | O primeiro blog de engenharia

O melhor canal para conectar você a seus projetos

Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável

O melhor canal para conectar você a seus projetos

Engenharia Civil

Tudo Sobre Engenharia Civil

Construa !

Informações que você precisa sobre construção e mercado imobiliário.

%d blogueiros gostam disto: