Ateliê/galeria de arte, São Paulo

11 01 2013

galeria-concreto-vidro

A harmoniosa junção de materiais que dá forma à Galeria Concreta, no Alto de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, foi tramada pelo arquiteto Sérgio Coelho, do escritório GCP Arquitetos. A edificação pode ser também interpretada como objeto artístico, leitura essa que ganha força na fachada frontal, onde o rasgo envidraçado que seciona a parede de concreto permite a combinação de leveza e densidade.galeria-patio-interno

Ao final de uma reunião com Sérgio Coelho, sócio do escritório GCP, para discutir o programa de necessidades e as expectativas em relação à galeria/ateliê que pretendia construir, a designer de joias Suzana Lisboa mencionou concreto, metal e vidro como os materiais com os quais esperava que o arquiteto desse forma à edificação.

Coelho seguiu a sugestão à risca. E apesar dessa reduzida quantidade de elementos – ou talvez por isso mesmo – projetou um edifício que, em certos aspectos, remete a obras de arte.

galeria-porta-pivotanteO autor diz que a designer é admiradora declarada da arquitetura brasileira e se identifica com as soluções vinculadas ao movimento brutalista.

Daí praticamente ter se imposto a adoção do concreto na definição do partido. Suzana (que se confessa ligeiramente claustrofóbica) também expressou o desejo de que a galeria não fosse um espaço enclausurado, o que, portanto, explica a profusão de luminosidade natural nos ambientes, obtida com a combinação de vidro e metal.

Aberta no segundo semestre de 2010, a Concreta foi construída em terreno antes ocupado por um sobrado deteriorado.
galeria-area-apoio
Ladeada por edificações de pouca expressão, ela se distingue, apesar do pequeno porte (168 metros de área construída, distribuídos em um pavimento e mezanino), pela discreta elegância da arquitetura de formas contemporâneas e linhas quase minimalistas. À noite, iluminado, o prédio vê sua leveza tornar-se ainda mais efusiva.

O concreto aparece no volume em L, que define a porção frontal, e no núcleo central, onde estão as áreas frias. O rasgo na fachada densa dá dimensão artística à edificação.

Uma porta pivotante envidraçada permite a entrada de obras de maior dimensão e da luz natural, aumentando a visão interior/exterior.galeria-escada-metalica

Pórticos e vigas metálicas apoiados no volume mais alto de concreto constituem a estrutura na qual foram fixados os painéis de vidro, que transmitem aos ambientes a sensação de maior amplitude.

Na distribuição do programa, a área de exposições, com pé-direito duplo, fica junto da entrada – na parte de trás, ela é delimitada pelo pátio interno. Ao fundo, também intermediada pelo pátio, está a oficina da designer.esquema

No mezanino, acessado por escada metálica, ficam, em primeiro plano, a administração (quase um aquário) e, ao fundo, o espaço de apoio. A parede de conexão entre esses dois ambientes presta-se também à mostra de objetos.

Texto de Adilson Melendez

Equipe CT Projetistas

logo ct

 


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Arquitetura do Imóvel

O melhor canal para conectar você a seus projetos

Blog Cia de Arquitetura

mais vida nos seus projetos

*ponto.arquitetura*

O melhor canal para conectar você a seus projetos

MAQ-3D

Imaginar é o princípio da criação. Nós imaginamos o que desejamos, queremos o que imaginamos e, finalmente, criamos aquilo que queremos

Blog da Engenharia | O primeiro blog de engenharia

O melhor canal para conectar você a seus projetos

Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável

O melhor canal para conectar você a seus projetos

Engenharia Civil

Tudo Sobre Engenharia Civil

Construa !

Informações que você precisa sobre construção e mercado imobiliário.

%d blogueiros gostam disto: