Loja Espaço Citroën, São Paulo

30 04 2013

A vista da face lateral evidencia os guarda-corpos com vidro laminado vermelho

A vista da face lateral evidencia os guarda-corpos com vidro laminado vermelho
Espelhos vermelhos dissolvem os limites
A arquiteta Cândida Tabet foi selecionada por concurso fechado para desenhar o Espaço Citroën Oscar Freire, loja-conceito que ocupa uma das esquinas mais valorizadas na região dos Jardins. Sob conceituação e curadoria da agência Gragnani, o projeto explora a transparência e a multiplicação de imagens por meio de um jogo de espelhos e vidros, materiais que promovem a intensa exposição dos veículos.

Com interior predominantemente branco e vermelho, o Espaço Citroën Oscar Freire ganha aparência multicolorida quando visto externamente.

Suas fachadas construídas com vidro translúcido, especial para o controle de luminosidade e calor, expõem ambientes internos marcados por grandes painéis de vídeo e leds que mostram imagens em constante movimento.

A transparência é complementada por panos de vidro basculantes de eixo horizontal que permitem a abertura de alguns vãos, contribuindo para a dissolução dos limites entre os interiores e a rua arborizada.

Internamente, sobressaem os espelhos vermelhos, especialmente desenvolvidos para o projeto. Eles se contrapõem a espelhos comuns e painéis espelhados de alumínio composto, criando um jogo que explora a cor e a multirreflexão das imagens para ampliar visualmente os espaços. Trata-se de um recurso que suaviza a pequena largura da loja.

O edifício de três pavimentos ocupa um lote estreito de esquina, onde antes funcionava uma loja de roupas. O espaço foi aberto aproveitando-se ao máximo pilares, vigas e lajes existentes.

“É uma loja-conceito, feita para durar dois anos. Não valeria a pena reconstruir todo o prédio, por isso optamos por usar espelhos e vidros tanto nos fechamentos como nos revestimentos, uma vez que esses materiais são fabricados e instalados muito rapidamente”, justifica a arquiteta. Todos os andares têm pisos com revestimento vinílico na cor branca.

Chamam a atenção do público três automóveis posicionados um por andar, como em uma vitrine. Eles são substituídos a cada três ou quatro meses.

“É uma operação complexa, que só pode ser feita nos finais de semana, porque exige o fechamento da rua e a remoção de painéis da fachada para o içamento dos veículos”, comenta Cândida.

Fechamentos em vidro promovem a intensa exposição dos interiores

Fechamentos em vidro promovem a intensa exposição dos interiores
Espelhos vermelhos, desenvolvidos especialmente para o projeto, dão identidade à loja-conceito

Espelhos vermelhos, desenvolvidos especialmente para o projeto, dão identidade à loja-conceito
A intervenção aproveitou a estrutura existente. Os pisos ganharam revestimento vinílico branco

A intervenção aproveitou a estrutura existente. Os pisos ganharam revestimento vinílico branco
A loja-conceito não realiza a venda de automóveis, mas instiga o visitante a conhecer o universo da marca. Cada pavimento tem uma função específica. No térreo, o café é um convite para o observador entrar e apreciar o interior da loja; no primeiro piso, uma butique oferece miniaturas, camisetas, bonés e outros itens da Citroën. No segundo andar, o espaço é reservado para eventos como exposições, festivais gastronômicos ou palestras.
O forro revestido por painéis de ACM espelhado cria uma réplica invertida do primeiro pavimento

O forro revestido por painéis de ACM espelhado cria uma réplica invertida do primeiro pavimento
Acesso ao segundo andar. O vermelho de vidros e espelhos reflete-se nas superfícies brancas ou transparentes

Acesso ao segundo andar. O vermelho de vidros e espelhos reflete-se nas superfícies brancas ou transparentes
Texto de Nanci Corbioli
Publicada originalmente em PROJETODESIGN
Edição 395 Janeiro de 2013

Equipe CT Projetistas.

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