Sustentabilidade

A sustentabilidade é um conceito do qual esta muito na moda. E não é apenas algo que tenha que apenas observar, e sim praticar também. As técnicas de sustentabilidade são praticas utilizadas no cotidiano para que nós utilizamos fontes de engeria renovavéis. Ou seja não nos limitar-mos as fontes que poluem muito nosso planeta.

Para se desenvolver esta tecnica, cada um dever se responsabilizar pelo seu lar. Assim garantimos uma grande atividade em massa tendo bons resultados porém sem muito esforço, pois como cada um fará sua parte, todos já estarão colaborando com o meio ambiente. As praticas de sustentabilidade podem começar com a simples ação de separar o lixo reciclavel do lixo doméstico.

Algumas ideias abaixo, são apresentadas para se adicionar em nossas casas, para que em medio ou longo prazo essas praticas de energias sustentaveis, se tornem algo muito presente em nossas vidas. Veja abaixo algumas das principais idéias:

Energia Solar

O uso de painéis solares, para captação de energia solar, vem aumentando a cada ano. Este fato colabora com a diminuição do preço dos produtos e da mao de obra especializada. Assim com os baixos preços, mais pessoas poderao adiquirir esta técnica. Os painéis solares utilizam a energia do sol para produzir energia eletrica, e a mesma ser distribuída em toda a casa.

Para instalar a energia solar residencial é necessário procurar uma empresa especializada que vai avaliar a residência e fazer um pequeno projeto com as reformas e equipamentos necessários. O ideal é pensar na utilização da energia solar antesde construir a casa. Mas isso não impede que o sistema seja instalado em uma casa que já esteja pronta. O custo aumenta um pouco, mas não é nada que assuste.

Existem dois tipos de paineis solares, utilizados nos dias de hoje, os paineis que captam a energia do sol e transformam em energia eletrica, e os famosos aquecedores solares. Aquecer a água e diminuir os custos utilizados com energia eletrica em chuveiros, pode chegar na econimia de 30% na conta final .

Aproveitamento de água da chuva

Sistema de captação de água da chuva

É preciso construir um sistema para captação, filtragem e armazenamento da água. A captação é feita com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um tanque subterrâneo ou cisterna, onde ela será armazenada.

Justo ao reservatorio, devos instalar um filtro de agua, tão importante que não podemos esquece-lo. Por mais que a agua seja filtrada , ela não é própria para o consumo, porem ela pode ser utilizada na lavagem de carros, regar os jardins, lavar calçadas, etc…

Entre eles, a rega de canteiros e jardins, limpeza de pisos, calçadas e playground e lavagem de carros (gastos que representam cerca de 50% do consumo de água nas cidades), além de descarga de banheiros e lavagem de roupas. Para isso, no entanto, é preciso alterar as tubulações já existentes e construir um sistema paralelo ao da água potável.

Uso de vasos sanitários com sistema inteligente de descarga

Descarga inteligente

As bacias com caixas acopladas garantem uma boa economia de água, pois elas gastam em média 6 litros a cada descarga, sendo que uma bacia comum gasta até 15 litros por descarga.

Mais uma boa opção nas caixas acopladas são os botões duplos, de 3  e 6 litros, adequando se as diferentes necessidades na hora de uma descarga. Essa prática garante muita economia no consumo de agua diário, e a conta no final do mês pode ser muito inferior as pagas hoje em dia.

Horta orgânica

A horta é um local ondepodemos cultivar vários tipos de verduras e legumes que são ricos em sais minerais e vitaminas indispensáveis para o organismo humano. Nela também podem ser plantados temperos e ervas medicinal no meu caso vou plantar temperos e algumas ervas para chá.

Além de ser uma fonte alimentar livre de agrotóxicos é um importante local de relaxamento que proporciona contato com a terra e a natureza e o prazer de produzir algo, sem falar da economia que podemos conseguir quando cultivamos nossos próprios alimentos.

Vamos as dicas para montar uma horta orgânica: Procura utilizar uma área sem muito movimento. Se você tiver animais, coloque uma cerca de bambu, madeira ou outro material para que eles não entrem. Escolha um lugar que receba muito sol, limpe a área que será plantada, você precisa tirar as ervas, o capim, as plantas velhas e as pedras. Aproveite esses resíduos naturais para produzir seu próprio adubo natural, que pode ser alimentado com seu lixo orgânico como cascas de frutas e verduras, formando o terriço.

Are a terra quando tiver limpado o terreno, ou seja, revirar a terra para deixá-la mais fofa,com a terra úmida utilize enxada ou arado para remover bem.Feito isto, coloque adubo natural na terra para que ela seja mais fértil e seu cultivo cresça facilmente. Espalhe uma camada de 4 cm de adubo e misture bem com a terra da superfície.

Para plantar, faça um desenho da sua horta, com sulcos a cada 30 cm (valas) paralelos e em todo comprimento da horta, agrupando cada verdura, tempero ou legume em uma fileira, desta forma, sua horta terá uma estética legal e ficará integrada ao seu jardim.

Gramado e Arbo

rização no terreno

Dentro do conceito de sustentabilidade, no qual precisamos reduzir os impactos de nossa casa para o meio ambiente, manter um gramado e uma arborização no terreno de sua casa é muito importante. O gramado ainda ajuda a manter o solo permeável, ou seja, permite que a água da chuva infiltrar no solo e evita as enxurradas, além disto, deixa seu terreno muito mais bonito e homogêneo. A arborização dá sombra, refresca sua casa e reduz os gastos com ar condicionado, além da absorção de carbono, refletindo num micro ambiente mais equilibrado.

luminação de Jardim com Energia Solar

Já existem no mercado luminárias independentes com leds para jardim. Elas acendem automaticamente quando o sol se põe, e são alimentadas por uma bateria que carrega durante o dia, através da energia solar, isto não é incrível?. Você ilumina todo o seu jardim, ajuda o meio ambiente e não tem custos com energia elétrica. A interligação com os paineis solares, garantem o custo zero de iluminação do jardim.

A iluminação solar é a melhor relação custo/benefício que se pode ter. O investimento é baixo e único. Você só precisa fincar as luminárias no seu jardim, em local que receba luz solar direta e deixar o resto por conta da tecnologia.

Separação do lixo reciclável

lixeiras para reciclagem 150x150 Sustentabilidade
A separação do lixo reciclavel é a pratica mais simple possivel de se começar a pensar em sustentabilidade, separando os materias em suas devidas classes ( vidro, plastico, metal, papel, organico) podemos garantir a melhor eficiencia em reaproveitamento de materiais a serem utilizados novamente, e assim diminuindo o consumo de energia para a fabricação de novos produtos.

 

Equipe CT Projetistas.

logo ct                

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Arquitetura do Imóvel

O melhor canal para conectar você a seus projetos

Blog Cia de Arquitetura

mais vida nos seus projetos

*ponto.arquitetura*

O melhor canal para conectar você a seus projetos

MAQ-3D

Imaginar é o princípio da criação. Nós imaginamos o que desejamos, queremos o que imaginamos e, finalmente, criamos aquilo que queremos

Blog da Engenharia | O primeiro blog de engenharia

O melhor canal para conectar você a seus projetos

Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável

O melhor canal para conectar você a seus projetos

Engenharia Civil

Tudo Sobre Engenharia Civil

Construa !

Informações que você precisa sobre construção e mercado imobiliário.

%d blogueiros gostam disto: